O diagnóstico e tratamento do espectro autista adulto foi tema de audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (13), em Brasília.
A iniciativa foi da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), membro da comissão e autora do requerimento que provocou a audiência pública.
“Apesar dos avanços legais, as pessoas com autismo severo ainda convivem com o abandono de políticas públicas e da garantia de seus direitos fundamentais, situação extremamente grave na fase adulta, em que se vivencia uma ruptura das políticas públicas em um grave processo, paulatino, de vulnerabilidade e até invisibilidade social”, argumenta a deputada.
A audiência contou com exposições de especialistas no assunto e com depoimentos de familiares e de autistas que foram à comissão para acompanhar os debates.
De acordo com Carmen Zanotto, um dos objetivos da audiência foi chamar a atenção para as adversidades derivadas da ausência da ação estatal, o que leva as pessoas com autismo severo e suas famílias sofrem o ônus dessa omissão.
Via O Momento