Designer com síndrome de down cria guia especial de diagramação

Portadora de síndrome de down, a designer gaúcha apresentou um Guia de Diagramação Para um Livro Acessível, no qual ela dá dicas e direcionamentos de como os livros podem ser diagramados para suprirem necessidades de leitores especiais.

“Desde criança, eu sempre tive muita imaginação e colocava muita criatividade na escrita. Sonhava em ser escritora e publicar um livro. Quando cheguei ao vestibular, escolhi design gráfico e aprendi todo o processo de produção de um livro. Como eu tenho Síndrome de Down e queria ajudar outras pessoas, criei o Guia”, disse Fernanda.

ALGUMAS DAS ESPECIFICAÇÕES PARA LIVROS ESPECIAIS

– O papel das folhas precisa ter uma gramatura mais grossa, assim, terá maior resistência caso haja o uso de grampos especiais para usar como marcador de página.

– A diagramação deve conter fontes que ofereçam uma leitura nítida e um alinhamento específico para as caixas de texto, facilitando para quem tenha dificuldades visuais.

– Se a sobrecapa do livro puder ter abas rígidas, ele poderá ficar aberto e apoiado em cima da mesa, facilitando para que tenha movimentos limitados das mãos ou braços.

O guia de Fernanda ainda não tem uma editora, mas os planos é que ele seja publicado em formato de livro.

Via Catraca Livre

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *